1° visita
29/04/2014
Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade.
O primeiro dia foi bem proveitoso, com algumas surpresas porém com muita aprendizagem.
Chegando a unidade escolar às 13h, sendo recebido pelo porteiro e encaminhado para a sala dos professores, sendo apresentando aos docentes presentes. Após os docentes se encaminharam para as suas respectivas salas de aula, ficando apenas nós, bolsistas do Pibid, e aí que nos deparamos com a primeira surpresa, um fluxo muito grande de alunos na sala dos professores, com acesso aos armários dos professores, para pegar material a pedido deles. Quando perguntei a supervisora a respeito disso, ela me respondeu que é para o professor não deixar a turma sozinha em sala de aula. Vi como ponto positivo, pois isso pode ajudar despertar autonomia no aluno.
Logo depois fomos conhecer todo o espaço escolar, um espaço amplo, com uma distribuição a primeira visão satisfatória, mas como a grande maioria das escolas no Brasil com formato tradicional. Conhecemos a 2 turmas de 1° ano que iremos trabalhar, fomos recebidos calorosamente pelas crianças e após nos reunimos na biblioteca onde fizemos reflexões a respeito do nosso primeiro contato com a escola.
2° Visita -
09/05/2014
Observando em sala de aula:
Chegado a escola, nos encaminhamos a uma das sala a observar, era uma sexta-feira que antecedia o dia das mães, a professor trabalhava o alfabeto com a letra "M" devido a proximidade com a data, enfatizou a educação em casa e na sala de aula, o respeitar as pessoas, cuidados que a mãe toma.
A professora fez a leitura de um pequeno texto sobre as mães, junto com os discentes, após a leitura houve uma atividade para eles desenharem, "com o que gostariam de presentear a sua mãe".
Praticamente toda aula foi a respeito do dia das mães.
Na segunda sala havia um fato interessante:
A professora escreve todos os dias no quadro a rotina da turma.
Os alunos estavam bem livres em sala de aula, conversando com a professora a respeito disso, ela disse que toda a sexta feira ela combinou com a turma de ser recreação, as crianças podem levar brinquedos, o que elas quiserem.
Em conversa informal a professora nos informou que na sala haviam 30 alunos e que apenas 6 são alfabetizados, mas este fato ocorre por aquele ser o primeiro contato com a escola de muito deles.
Bate papo muito interessante com a diretora Angélica,muito interessante a respeito de sua longa carreira na docência.
Primeira visão da sala de aula.
Ao entrar na sala 5 da turma 101, como referido no relatório anterior estava no mesmo canto do quadro anotado a caneta piloto a rotina que a turma teria durante toda a tarde na escola.
As sexta feira sempre do horário da entrada até a hora do recreio acontece uma recreação em sala de aula, as crianças tem a liberdade de trazer o brinquedo delas de casa, e a professora coloca muitos jogos didáticos a disposição deles, sempre separados em mesas com aproximadamente 4 acentos cada, quando o discente não quer mais brincar com um jogo, ele deve deixar o jogo organizado na mesa e trocar de mesa, pode-se perceber uma questão de ordem na sala, onde eles se respeitam sempre neste aspecto.
Desenvolvimento de coordenação motora.
Após reunimos as duas turmas na biblioteca e exibimos vídeos da "Turma da Mônica e Turma da mônica Teen".
Pude observar que ao aparecer na tela, alguns ja conseguiram ler ou identificar que se tratava da turma da mônica. Durante a exibição do vídeo houve uma atenção total voltada para a tela.Antes de começarmos a exibir o vídeo propomos aos discentes que eles percebessem as falas do personagem Cebolinha, semmpre entre os vídeos faziamos uma pausa afim de interagirmos e reforçar a idéia com eles, com isso vimos que no início alguns tiveram dificuldade de perceber as palavras que o Cebolinha trocava L pelo R, a partir do segundo vídeo e de nós, docentes, ter-mos reforçado a idéia, os discentes começaram a perceber melhor as palavras erradas e interagiram muito mais.
A princípio foi explicamos sobre a data comemorativa (sobre as lendas, o porquê da data, etc) em uma breve conversação com os discentes. Logo após fora apresentamos a lenda da Iara em forma do "livro 3d", que por sinal chamou muito a atenção, uma forma de apresentar também a escrita sem esquecer o foco principal "letramento multissemiótico". Por fim, depois da contação da lenda e explicação dos "porquês" de sua existência, realizamos diversas brincadeiras folclóricas de cantigas de roda, desenvolvidas na quadra da escola.
Foi um momento de total descontração e aprendizagem, os discentes ficaram super entusiasmados e animados nas atividades.
A proposta inicial foi de oferecer um diferencial de gênero textual a partir do trava língua de conhecimento popular, logo propomos uma atividade de reconstrução coletiva: separamos eles em grupos de 6, apresentamos as frases completas, após disponibilizamos algumas palavras embaralhadas aleatoriamente, para que eles pudessem formassem um trava língua. Depois fizemos um rodizio de trava línguas.
Esta tarefa foi desenvolvida como segundo plano, visto que fez-se necessário por decorrer de fatos no dia. Através do filme "Spirit o Corcel Indomável" objetivamos trabalhar a amizade, união, solidariedade e trabalho em equipe. Visto que já relatamos anteriormente, o trabalho com as turmas de 1º ao 3º ano, com bastante diversidade. Este filme veio ao encontro para despertar que todos tem o direito a tudo, para deixar de lado as diferenças e aprender a dividir o espaço com harmonia, auxiliando as professoras regentes.
05/12/14
Oficina: Desenvolvendo consciência de solidariedade e reflexão com base no livro "O Bolo de Natal" de Elza Fiúza.
Esta oficina foi pensado em para despertar o espirito de solidariedade, o respeito mútuo, valorizando as coisas simples da vida, a ajuda ao próximo, procurando sempre fazer o bem, não importa a quem.
Fizemos a contação da história, e após, distribuímos folhas para a confecção de cartão de natal, porém não para fazer pedido para eles, e sim, para fazer pedido para pessoas menos afortunadas, tivemos exemplos maravilhosos de pedidos, e assim podemos perceber a evolução dos discentes na coordenação motora fina, auxiliando na melhora da escrita. Alguns ainda com dificuldade na escrita mas já melhorando.
A professora escreve todos os dias no quadro a rotina da turma.
Os alunos estavam bem livres em sala de aula, conversando com a professora a respeito disso, ela disse que toda a sexta feira ela combinou com a turma de ser recreação, as crianças podem levar brinquedos, o que elas quiserem.
Em conversa informal a professora nos informou que na sala haviam 30 alunos e que apenas 6 são alfabetizados, mas este fato ocorre por aquele ser o primeiro contato com a escola de muito deles.
3°Visita
16/05/2014
Conhecendo melhor a comunidade escolar:
Esta foi uma visita bastante interessante, devido a greve de professores algumas turmas estavam sem aula, inclusive uma das turmas observado por nós, bolsista, estava sem aula, quando entrava na escola conheci a diretora,fui muito bem acolhido por ela, tivemos uma longa conversa informal a respeito do que se passa no entorno da unidade escolar, tive um contato bastante rápido também com alguns responsáveis de alunos que mostraram-se muito empolgados com a chegada do Pibid na escola.
Bate papo muito interessante com a diretora Angélica,muito interessante a respeito de sua longa carreira na docência.
Chegando a sala de aula:
Primeira visão da sala de aula.
Ao entrar na sala 5 da turma 101, como referido no relatório anterior estava no mesmo canto do quadro anotado a caneta piloto a rotina que a turma teria durante toda a tarde na escola.
Rotina da turma
As sexta feira sempre do horário da entrada até a hora do recreio acontece uma recreação em sala de aula, as crianças tem a liberdade de trazer o brinquedo delas de casa, e a professora coloca muitos jogos didáticos a disposição deles, sempre separados em mesas com aproximadamente 4 acentos cada, quando o discente não quer mais brincar com um jogo, ele deve deixar o jogo organizado na mesa e trocar de mesa, pode-se perceber uma questão de ordem na sala, onde eles se respeitam sempre neste aspecto.
Jogos pedagógicos em sala de aula:
Jogos com muita diversão e aprendizagem.
23/05/2014
Inicio das oficinas
Ao chegarmos na unidade escolar, nos encaminhamos a biblioteca esscolar, para prepararmos a sala para a oficina.
Foi feita a apresentação do Livro " O menino que tinha uma panela na cabeça" do autor Ziraldo em forma de contação de história,utilizando como proposta e elaboração de atividade o slide interativo.
Ao longo da execução da atividade, percebemos a grande motivação dos alunos em ouvir e conhecer a história apresentada.Tivemos a oportunidade de propor aos alunos momentos de participação de maneira que todos estivessem envolvidos. Foi uma experiência muito gratificante, ao pensarmos na grande importância de levarmos a literatura para a realidade dos alunos e ao mesmo tempo perceber que a proposta da apresentação do "novo", do atrativo faz com que a criança se torne um sujeito ainda mais motivado em aprender.
Após a contação da história foi proposta uma atividade para os alunos no qual eles pudessem criar seu próprio "Menino Maluquinho".
Percebemos a variedade dos desenhos, mostrando que muitos tinham dificuldades referente ao manuseio dos materias devido a falta de coordenação motora fina, já outros tiveram a facilidade em produzir sua própria frase em seu desenho, pudemos perceber a falta da consciência corporal dos alunos. Esta atividade foi um eixo importantíssimo para analisarmos e percebermos a variedade de desenvolvimentos dos alunos.
30/05/2014
Contação de história: Festa no céu
Neste dia nos preparamos, com cenário, figurino, sonoplastia, para ajudar a despertar a curiosidade do aluno. E pelo observado o objetivo foi alcançado, pois os discentes estavam bastante curiosos e super atentos e participativos.
Desenvolvimento de coordenação motora.
Jogo: PÉ E MÃO NA PULSAÇÃO.
Jogo que trabalha a coordenação motora, ajudando o discente a criar noção corporal, ritmo e leitura de mundo.
O jogo foi proposto no momento em que tivemos a percepção de que os discentes não tinham consciência corporal.
Houve grande envolvimento por parte das crianças,no começo com muita agitação, com falta de atenção, mas aos poucos elas pegaram o espirito do jogo, criaram um certo entendimento e começaram a entrar no jogo.
Ao final presentiamos os dicentes com uma pequena apresentação de malabarismo.
Consciência fonológica
(Fonética e fonologia)
Ao chegarmos na escola nos reunimos na sala dos professores para dar-mos os ultimos ajustes para a oficina.Após reunimos as duas turmas na biblioteca e exibimos vídeos da "Turma da Mônica e Turma da mônica Teen".
Pude observar que ao aparecer na tela, alguns ja conseguiram ler ou identificar que se tratava da turma da mônica. Durante a exibição do vídeo houve uma atenção total voltada para a tela.Antes de começarmos a exibir o vídeo propomos aos discentes que eles percebessem as falas do personagem Cebolinha, semmpre entre os vídeos faziamos uma pausa afim de interagirmos e reforçar a idéia com eles, com isso vimos que no início alguns tiveram dificuldade de perceber as palavras que o Cebolinha trocava L pelo R, a partir do segundo vídeo e de nós, docentes, ter-mos reforçado a idéia, os discentes começaram a perceber melhor as palavras erradas e interagiram muito mais.
Na hora da exibição do episódio da Turma da Mônica Teen, foi pedido aos discentes que observassem ainda a fala do personagem Cebolinha, se ele ainda trocava o L pelo R.
Após a exibição dos vídeos propomos um jogo de ajuda ao Cebolinha, onde colocamos as palavras que eles observaram de maneira errada e fizemos a correção com os discentes.
Houve uma certa dificuldade por parte dos discentes para concertar as palavras no início do jogo, mas com a orientção correta e trabalhando em equipe, puderam ter a percepção correta e tiveram menas dificuldade para executar a tarefa.
Oficina: Grafemas e Fonemas em " Vamos ajudar
o Cebolinha a concertar os erros das palavras"
08/08/14
Oficina:
Grafemas e Fonemas em " Vamos ajudar o Cebolinha a concertar os erros das
palavras"
08/08/14
Nesta
oficina buscamos desenvolver nos alunos a consciência fonológica de forma
dinâmica e divertida.
Nossa
"missão" era de ajudar o nosso amigo Cebolinha a perceber a forma
correta de falar algumas palavras cujas letras trocava, confundindo pelos seus
sons.
A
princípio passamos um vídeo do cebolinha conversando, neste momento os alunos
tinham que destacar e observar as palavras faladas incorretamente pelo
cebolinha. O legal desta proposta inicial que os alunos ficaram entusiasmados
em prestar atenção no vídeo. Logo após, fizemos uma dinâmica na qual os alunos
tinham que ajudar ao cebolinha a concertar os erros completando em cartaz as
letras que estavam faltando. De forma que, ao fazer esta dinâmica os alunos
tinham acesso aos dois cartazes para analisar as formas falada e escrita.
Trabalhando as rimas
João e Maria
15/08/2014
Ao chegarmos na escola, no primeiro momento, nos dirigimos a sala de aula, aonde, observamos e interagimos com os discentes durante a atividade proposta pela professora sobre o folclore.
Após nos reunimos no nosso canto de hábito(biblioteca) para a realização da atividade planejada, propomos a história João e Maria (Coleção Disquinho), sem o auxilio de imagem, apenas o áudio, pedimos aos discentes para abaixar a cabeça, fechar os olhos e imaginar a cena enquanto ouviam a história.
Ao término tivemos um breve diálogo afim de fortalecer a ideia e propomos a atividade de rimas, confeccionamos duas caixas, colocamos palavras diversas que estavam relacionadas com o contexto da história, elas rimavam com João e com Maria, o discente sorteava, lia e depois associava a palavra com a rima.
A turma 102 conseguiu com facilidade ler as palavras e fazer as rimas, ficaram a todo tempo com foco na história. A turma 101 ficou muito atenta, interagindo com bastante imaginação, curioso destacar que quando tocavam musicas, eles fingiam tocar instrumentos musicais.
Vale ainda destacar a fala da aluna Ketlem destacou no meio da atividade que a palavra "BATERIA" rima com "MARIA" pois terminava com "RIA", surpreendendo a todos.
Neste dia tivemos a visita da Coordenadora Virna, onde ela teve um breve bate papo com os discentes.
Oficina: Folclore. Trabalhando com Lendas e cantigas de roda.
A princípio foi explicamos sobre a data comemorativa (sobre as lendas, o porquê da data, etc) em uma breve conversação com os discentes. Logo após fora apresentamos a lenda da Iara em forma do "livro 3d", que por sinal chamou muito a atenção, uma forma de apresentar também a escrita sem esquecer o foco principal "letramento multissemiótico". Por fim, depois da contação da lenda e explicação dos "porquês" de sua existência, realizamos diversas brincadeiras folclóricas de cantigas de roda, desenvolvidas na quadra da escola.
Foi um momento de total descontração e aprendizagem, os discentes ficaram super entusiasmados e animados nas atividades.
Oficina: Trava língua
Neste dia trabalhamos o trava língua com os discentes usando como recurso o audiovisual da história em coleção disquinhos, "A roupa nova do Rei" para desenvolver com os alunos compreenção e reflexão acerca do conteúdo trabalhado, despertando a imaginação e foco. A proposta inicial foi de oferecer um diferencial de gênero textual a partir do trava língua de conhecimento popular, logo propomos uma atividade de reconstrução coletiva: separamos eles em grupos de 6, apresentamos as frases completas, após disponibilizamos algumas palavras embaralhadas aleatoriamente, para que eles pudessem formassem um trava língua. Depois fizemos um rodizio de trava línguas.
Oficina: Independência do Brasil - A história
05/09/14
Aproveitamos a proximidade da data da independência do Brasil, para desenvolver com os discentes questionamentos referente a independência, buscando a compreensão do assunto, afim de dispertar o ser crítico ativo, na sua cidadania. Houve a interação com os discentes, no qual puderam falar sobre o que entendiam sobre o tema, tivemos grandes surpresas pois, todos souberam explicar . Trabalhamos neste dia com os dois primeiro ano e com o terceiro.
Ao final realizamos uma dinâmica com todos, apresentando-lhes uma mensagem sobre a Independência do Brasil e cantamos uma melodia "Independência ou morte"!
Oficina: Iniciando a apresentação das fábulas
12/09/14
Esta proposta inicial foi bastante interessante, apresentamos alguns livros infantil, para eles terem a sensação de manuseio, se aproximando mas do mundo da leitura, logo após os discentes puderam apreciar os diferentes livros de fábulas, trocando com os outros colegas informações sobre a história. Foi um momento de muita interação entre os alunos.
Pode-se observar o grande interesse da maioria pelo livro. Todos tiveram um momento de manusear o livro, esta iniciativa serviu para cada um ter a proximidade com a escrita e leitura.
Oficina: Fábulas ( continuação)
A cigarra e a formiga
19/09/14
Foi o momento do Grupo PIBID desenvolver mais uma vez atividades com registros escritos dos alunos para identificarmos as necessidades e dificuldades dos alunos de acordo com escrita e leitura.
Foi utilizado desta vez a fábula da "cigarra e a formiga", com contação da história e interpretação com objetos cênicos. De maneira a observar o desenvolvimento de ambas turmas após atividades do Projeto.
Após os alunos receberam uma folha branca para poderem destacar palavras que perceberam a cerca da contação da história, fato curioso que alguns alunos reescreveram a história. alguns utilizaram de desenhos para contar a história.
Foi utilizado desta vez a fábula da "cigarra e a formiga", com contação da história e interpretação com objetos cênicos. De maneira a observar o desenvolvimento de ambas turmas após atividades do Projeto.
Após os alunos receberam uma folha branca para poderem destacar palavras que perceberam a cerca da contação da história, fato curioso que alguns alunos reescreveram a história. alguns utilizaram de desenhos para contar a história.
Oficina: Fábula - A Lebre e a Tartaruga
26/09/14
Neste dia a oficina se deu de maneira prática, de modo que como material de apoio utilizamos o livro da história e um slide show como apoio. Foi feita a contação da história e na tv projetada as imagens da história, com a proposta de despertar a atenção dos alunos(visto que percebemos na utilização de imagens e ou vídeo como grande despertador da atenção deles).
Após demos folhas, lápis, lápis de cor e demos a liberdade para eles recriarem a história, a partir do seu próprio intendimento, poderia ser através de imagens ou até mesmo de palavras.
Percebendo assim a evolução deles na interpretação do que eles viram, no encontro com a sua própria realidade. Levando a mostrarem a sua evolução no letrar.
Oficina: Contos Clássicos infantis - Semana do Dia das Crianças
10/10/14
Na semana do dia das crianças não poderíamos deixar de presentear os discentes com livros deliciosos. O grupo PIBID organizou uma dinâmica no qual os alunos puderam ter acesso a diversos contos infantis, alguns relembrados por muitos deles.
A princípio houve o momento de conversação e contação de histórias, logo depois fizemos a grande surpresa, entregamos alguns livros de contos clássicos para eles, todos ficaram super encantados.
Foi um desafio para o grupo e para os alunos, pois o contato com o livro e acessibilidade envolveu grandes questionamentos, de que grande parte da turma devido a realidade de cada um poderia não ter o cuidado o suficiente e muitos estragariam os livros.Porém, nada melhor do que ver os olhos vibrantes e encantados dos alunos ao ver todos aqueles livros e perceberem que são queridos por nós.
Ao se deparar com a surpresa todos abriram seus lindos livros e saborearam suas leituras.
Oficina: Trabalhando com contos - Chapeuzinho vermelho
17/10/14
O desenvolvimento desta oficina foi de trabalhar questões referente a comparação dos fatos reais e fatos imagináveis, reconstrução e construção dos significados da história.
Dessa forma utilizamos duas versões da história da chapeuzinho vermelho com o lobo mau e a versão com o lobo bom, assim os alunos teriam que identificar as diferenças entre as histórias de modo a destacar valores relacionando com fatos reais. Logo depois realizamos uma atividade com a letra da música do conto com o intuito de trabalhar concepção fonética e sílabas complexas( inha e inho).
07/11/2014
SÓ UM MINUTINHO - Ana Maria Machado
Escrita por Ana Maria Machado a história é divertida e rica em detalhes e colorido, dá para o professor trabalhar a intertextualidade, pois a partir dela pode-se trabalhar bilhete, carta, receitas e a interdisciplinaridade. Apesar de sua super ilustração e detalhes e nosso objetivo foca na questão racial já que todos os personagens são negros o livro fala de uma maneira super leve e "disfarçada" sobre a morte e para nós o tema vem de encontro as questões sociais e raciais, por haver em cada pagina a imagem de uma caveira trabalhamos a questão referente ao fim da vida, levando o educando (de forma leve e sucinta) a pensar que as diferenças raciais e sociais nos une no futuro tornando-nos caveira e que todos ou seja todos os ossos são iguais sem pigmentações, daí a história vai se desenrolando... (Eliana)
DATA: 14/11/2014
Turma da Mônica - Discriminação Étnica de Mauricio de Sousa
Dando continuidade ao
livro " Só um minuto" Ana Maria Machado, trabalhamos com a
diversidade racial e inclusão.
Propomos esta atividade
para despertar nos alunos o senso crítico sobre a realidade de discriminação
étnica, pois "ninguém é igual a ninguém". Abordando valores entre os
conteúdos importantes para a aceitação e respeito as diferenças. Nos próximos
trabalhos daremos continuidade a proposta inicial, que é Desenvolver
consciência sobre Diversidade cultural e Étnica.
28/11/2014Oficina: Continuação da temática desenvolvida com base na diversidade étnica.
Esta tarefa foi desenvolvida como segundo plano, visto que fez-se necessário por decorrer de fatos no dia. Através do filme "Spirit o Corcel Indomável" objetivamos trabalhar a amizade, união, solidariedade e trabalho em equipe. Visto que já relatamos anteriormente, o trabalho com as turmas de 1º ao 3º ano, com bastante diversidade. Este filme veio ao encontro para despertar que todos tem o direito a tudo, para deixar de lado as diferenças e aprender a dividir o espaço com harmonia, auxiliando as professoras regentes.
05/12/14
Oficina: Desenvolvendo consciência de solidariedade e reflexão com base no livro "O Bolo de Natal" de Elza Fiúza.
Esta oficina foi pensado em para despertar o espirito de solidariedade, o respeito mútuo, valorizando as coisas simples da vida, a ajuda ao próximo, procurando sempre fazer o bem, não importa a quem.
Fizemos a contação da história, e após, distribuímos folhas para a confecção de cartão de natal, porém não para fazer pedido para eles, e sim, para fazer pedido para pessoas menos afortunadas, tivemos exemplos maravilhosos de pedidos, e assim podemos perceber a evolução dos discentes na coordenação motora fina, auxiliando na melhora da escrita. Alguns ainda com dificuldade na escrita mas já melhorando.
Neste mesmo dia tivemos a visita da nossa Coordenadora Virna, juntos trocamos idéias referentes ao próximo semestre.
12 de Dezembro de
2014
Planejamento e participação do
COC (Conselho de Classe) traçando a pauta de 2014 referentes as necessidades,
propostas, observações e finalizações do período letivo.
Pauta
Abertura e acolhida com a Direção escolar
Reflexão sobre a realidade da escola
Observações e questionamentos dos docentes
Texto reflexivo: " As crianças aprendem o que vivem" Será o
meio em que a criança vive e os valores e atitudes responsáveis pela formação
de nossas crianças.
Leitura de perfil da turma
Resultado de rendimento dos alunos seguida de troca de ideias.
Observações: Foi discutido a lei
de um terço de tempo para planejamento das avaliações, contudo,
o município ainda está estudando por falta de material humano com o
intuito de melhorar ainda mais a proposta da prova interdisciplinar
na instituição. O grupo Pibid
receberam diversos elogios por parte dos professores e direção pelo trabalho
desenvolvido com as turmas de 1° ao 3° ano em parceria com os docentes da
instituição. Dessa forma, a colaboração e auxílio do Programa Pibid está sendo
de grande valia como suporte essencial para atender a demanda
de alfabetização e letramento dos alunos com dificuldades.
19/12/14
Encerramento e entrega dos resultados para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário